Ambientação em ficção científica para a divulgação da Astronomia

Autor João Paulo Delicato
Orientador Ramachrisna Teixeira
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2017
Palavras chave Ficção Científica (Gênero). Ensino de Ciências. Divulgação Científica. Museus de Ciência e Tecnologia.
Departamento Astronomia
Resumo

Essa dissertação visa fazer um teste e discussão precursores sobre como a ambientação em ficção científica atua no ensino da Astronomia. Nesse caso, usada apenas como pano de fundo (cenário) para qualquer mídia de ensino, sem colocar em discussão os fenômenos e elementos fictícios presentes na obra, mas sim, sua influência sobre o aprendizado de um tópico não fictício contido na atividade. Aplica-se um questionário para avaliar a capacidade de motivar, ensinar e distorcer os conceitos científicos em duas palestras e duas sessões de planetário. Em geral os resultados são animadores, Percebe-se, ao longo do trabalho, a subjetividade da análise, mas sob certa interpretação, temos valores acima de 70% que apóiam o uso da ferramenta. Há muito que se considerar sobre as amostras estudadas e até o método em si, mas resta convicção sobre a importância dessa nova área de estudo.

Anexo joao_p_delicato_original.pdf