Análise qualitativa de uma sequência didática (SD): Ensino de Astrofísica Estelar para alunos do Ensino Médio

Autor Karina Brasil Neves
Orientador Prof. Dr. Jorge Ernesto Horvath
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2020
Palavras chave Ensino de Astrofísica, Ensino Integral, Sequência Didática
Departamento Astronomia
Resumo

O presente trabalho visa a apresentar um desenho de uma proposta de Sequência Didática (SD), que trata de um instrumento de planejamento de ensino usado, também, como objeto de pesquisa, auxiliando na investigação do trabalho do docente dentro de uma pesquisa metodológica, em que análises qualitativas acompanhadas de discussões para redesenhar iterativamente a SD foram utilizadas. O assunto proposto teve por objetivo
introduzir uma sequência didática utilizando conceitos físicos básicos, apresentando a Física Quântica e outros ramos importantes (Termodinâmica, Eletromagnetismo, Propriedades da Luz, etc.) para a exploração do ensino de Astrofísica Estelar para os alunos do Ensino Médio. O projeto desenvolveu-se a partir da realização de 28 aulas aplicadas para 4 alunas da segunda série do Ensino Médio, em uma escola pública no interior de São Paulo. Os temas das aulas relacionaram-se com a estrutura da matéria, explorando historicamente o processo de construção de modelos da estrutura atômica; as estrelas e suas propriedades, apresentando e discutindo a origem da luminosidade delas, determinando seu brilho e sua temperatura, finalizando na construção do diagrama de cor
versus magnitude absoluta das estrelas; ciclo da vida estelar, explorando o nascimento das estrelas, sua evolução e sua morte, compreendendo-o por meio do aprofundamento de sua estrutura interna e suas mudanças no tempo). Todas as atividades foram realizadas através de SD, que trabalhou a habilidade a ser desenvolvida empregando os seguintes recursos: lousa digital para a explicação em slides; utilização de simuladores, diários de
bordo e exercícios, além de anotações, sendo a pesquisadora a própria professora da turma. Ao início das aulas, eram propostas aos alunos questões iniciais para despertar a curiosidade sobre o assunto. O aprendizado foi analisado com base na evolução conceitual desses alunos ao longo das aulas. Conclui-se que essas aulas  contribuíram satisfatoriamente para o aprendizado dos alunos, já que os resultados apresentaram um progresso significativo, implicando uma apresentação final, tratada como “Culminância”, dos alunos para a comunidade, comprovando-se resultados positivos.

Anexo Karina_neves_dissertacao.pdf