Criando novas possibilidades no ensino da Astronomia para a comunidade surda do Brasil

Autor Bruno Rocha Xavier
Orientador Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2025
Palavras chave Aprendizado
Astronomia
Educação
Libras
Surdo
Departamento Astronomia
Resumo

Os alunos surdos enfrentam dificuldades específicas para o aprendizado de Astronomia. A base lexical de Libras, por exemplo, não supre ainda esse tipo de conhecimento, incorporando somente um pequeno número de sinais relativos ao vocabulário científico e astronômico. O mesmo acontecendo com relação as palavras do Português usadas com frequência pela Astronomia. Palavras como iluminada, superfície e densidade, por exemplo, não possuem sinal correspondente em Libras. Deste fato advém uma grande dificuldade de transmitir informações sobre os fenômenos dos astros. De um lado, há a falta de sinais em Libras e, de outro lado, é longínqua a perspectiva de reduzir rapidamente essa carência de sinais. Libras é uma língua historicamente bastante nova e seu processo evolutivo também depende o seu grau de uso pelas comunidades surdas. Além disso, sua própria natureza visual-espacial dificulta a conexão com Português, uma língua oral-auditiva. Contudo, observações em escolas bilíngues mostram que uma linha de ação com alto potencial para impactar positivamente no ensino e aprendizagem de Astronomia é o uso intensivo de recursos visuais didáticos, dirigidos especialmente para os surdos. Esta dissertação faz uma jornada partindo da pesquisa sobre a presença da Astronomia nas línguas de sinais, entrevistando alunos surdos e seus professores (Ensino Fundamental e Médio), analisando as principais dificuldades de aprendizado relatadas, até a construção de recursos visuais didáticos e planos de aula. Tudo tematizado em torno da Astronomia, pois acreditamos que ela, por sua própria expressão essencialmente visual, é uma porta-de-entrada importante para estimular o pensamento científico dos surdos e contribuir para seu melhor desenvolvimento educacional e futura inclusão social.

Anexo BrunoXavier2025.pdf