Elaboração de uma sequência didática em Astrobiologia para o Ensino Fundamental II
Autor | José Ivan Spinardi |
Orientador | Amâncio Cesar Santos Friaça |
Tipo de programa | Mestrado |
Ano da defesa | 2017 |
Palavras chave | Alfabetização Científica e tecnológica, Astrobiologia, Sequência Didática, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, STEM |
Departamento | Astronomia |
Resumo | Este trabalho tem como objetivo a elaboração e análise de uma proposta para discutir tópicos de Astrobiologia com estudantes do ensino fundamental 2, particularmente com alunos da oitava série de uma escola municipal no município de São Paulo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Guimarães Rosa. Buscamos compreender como eles constroem suas concepções sobre a possibilidade de existência de vida extraterrestre a partir de conceitos de astronomia e ciências abordados em sala de aula. Aplicamos uma sequência didática, materializada em um plano de cinco aulas, onde se observou a evolução conceitual dos alunos mediante indicadores de alfabetização científica. Partindo de uma exploração das concepções espontâneas dos alunos, utilizando o caderno do aluno e o caderno de apoio ao professor, observamos o posicionamento dos estudantes frente às situações de conflito cognitivo, bem como o papel dos mediadores na construção do conhecimento, de acordo com a teoria sociointeracionista de Vygotsky. Com relação ao processo de aprendizagem, tentamos promover a alfabetização científica ao apresentar um problema - "Existe vida lá fora?" - e fornecendo materiais relevantes que permitiram que os alunos organizassem e construíssem seus conhecimentos mediados, estabelecendo assim um entendimento sobre Astrobiologia, bem como de seu objeto de estudo, a vida no Universo. O resultado desse trabalho derivado da aplicação de uma sequência didática é o caderno do aluno e a observação da evolução da alfabetização científica dos alunos no decorrer da aplicação das atividades. |
Anexo | jose_i_spinardi_corrigida.pdf |