O atendimento no planetário como contexto educacional para os três momentos pedagógicos

Autor Luiz Claudio Pereira da Silva
Orientador Prof. Dr. Roberto Dell'Aglio Dias da Costa
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2018
Palavras chave Planetários, exoplanetas, 3MP, educação em astronomia, sessão de planetário
Departamento Astronomia
Resumo

Este projeto tem como objetivo efetuar a aplicação e avaliação de uma proposta educacional de atendimento ao público escolar, baseada no referencial teórico dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), que busca incorporar as ideias do educador Paulo Freire, de um ensino dialógico e crítico, na Educação em Ciência.
Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, discutiremos os conceitos teóricos sobre Ensino Formal, Não Formal e Informal, e suas diferenças e modos de aplicação no ensino e divulgação em ciências e principalmente no aprendizado dos conceitos básicos de Astronomia. O papel dos Planetários historicamente, e como eles se identificam na educação e popularização científica, mostrando como sua atuação é capaz de auxiliar na mudança da cultura científica da população. Num segundo momento será discutido os
Três Momentos Pedagógicos, sua fundamentação teórica e como este modelo pode ser adaptado para a utilização dentro do ambiente de Planetários, tendo como análise sua implementação no Planetário Johannes Kepler, na Sabina – Escola Parque do Conhecimento, na cidade de Santo André – SP. Por fim, apresentaremos os resultados obtidos da aplicação deste método à uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental.

Anexo luiz_c_p_silva_original.pdf