O ensino de Astronomia na promoção da alfabetização científica

Autor Jose Roberto Rodrigues Leal
Orientador Nelson Vani Leister
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2023
Palavras chave
Alfabetização Científica
Educação Científica
Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências por Investigação
Letramento Científico
Departamento Astronomia
Resumo
Sempre fui um professor conteudista, adoro explicar teoria e resolver exercícios, por outro lado desde a minha formação aprendi a importância que as experiências e as aplicações práticas, da Física e das Ciências em geral, possuem no aprendizado. A sociedade mudou, os estudantes mudaram e a escola está se tornando sem atrativos aos estudantes, e se alguma mudança não for feita, esse desinteresse só deve aumentar. As Metodologias Ativas têm o potencial de melhorar a experiência de aprendizado dos estudantes, gerando maior interesse e engajamento. No caso do Ensino de Ciências por Investigação e Argumentação, essa metodologia pode contribuir significativamente para a Alfabetização Científica, ao mostrar aos estudantes como a Ciência evolui e como a metodologia científica pode ser aplicada na resolução de problemas, através da pesquisa e da busca racional por evidências. Dessa forma, os alunos podem aprender não apenas os conceitos científicos, mas também a importância da investigação e da argumentação na construção do conhecimento científico. Por outro lado, além do baixo nível de Letramento Científico, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) nos mostra também a baixa proficiência em leitura e compreensão de textos dos estudantes brasileiros. De face com essa realidade nossa proposta é a aplicação de artigos e textos de divulgação científica sobre Astronomia para promover um ganho simultâneo em todos esses quesitos. Nosso trabalho está ancorado na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca oferecer referências teóricas e práticas, ou seja, um conjunto de informações e dados que fundamentam as novas formas de ensinar e aprender utilizando Metodologias Ativas e Ensino de Ciências por Investigação aos professores que se interessarem a ir por esse caminho. Realizamos algumas experiências feitas em sala de aula e forneceremos uma lista de artigos e textos científicos que podem ser utilizados pelos meus colegas de profissão.
Anexo Dissertacao_Jose_Roberto_Rodrigues_Leal_Versao_Corrigida.pdf