O ensino de astronomia por investigação para os anos iniciais

Autor Elaine Vendrame
Orientador Elysandra Figueredo Cypriano
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2020
Palavras chave 1.Astronomia
2. Ensino Fundamental I
3. Ensino por investigação
4. Evolução estelar.
Departamento Astronomia
Resumo
Nesse trabalho será apresentada uma situação de aprendizagem (SA), elaborada para ser apresentada como o produto final de mestrado profissional em ensino de astronomia, e que tem como objetivo propor uma SA, sobre evolução estelar para estudantes de 4ºs anos do Ensino Fundamental. Esta dissertação traz uma reflexão sobre a aplicação da SA numa escola pública na periferia da cidade de São Paulo. Os resultados foram coletados através de diários de bordo, áudios, fotos e materiais diversos produzidos pelos alunos. Na análise dos resultados obtidos percebeu-se que os alunos mostraram autonomia para desempenharem as atividades propostas e foram desenvolvendo o seu próprio conhecimento, sendo estes protagonistas de seu aprendizado e interagiram com a professora, sendo ela a mediadora. Analisando, assim, a situação de aprendizagem proposta que foi colocada em prática chegou-se à conclusão que os objetivos foram atingidos. As atividades tiveram boa adesão dos alunos e, como resultado daquelas, estes mostraram- se mais interessados pelas atividades propostas a partir de então, segundo a constatação da professora.
Anexo OENSINODEASTRONOMIA_compressed.pdf