Uma proposta didática para motivar o ensino de Astronomia: construção e uso de um planetário escolar artesanal
Autor | Camila Gabriela de Melo Silva |
Orientador | Prof. Dr. Enos Picazzio |
Tipo de programa | Mestrado |
Ano da defesa | 2020 |
Palavras chave | Ensino de Astronomia; Planetário, Proposta didática; Construção de um Planetário; David Ausubel; Gaston Bachelard |
Departamento | Astronomia |
Resumo | Esta pesquisa apresenta uma proposta didática capaz de orientar professores de Ciências e Física para a construção e uso de um planetário artesanal de baixo custo. A dissertação foi aplicada considerando a Epistemologia de Gaston Bachelard e a Teoria da Aprendizagem significativa de David Ausubel. Nesse sentido, a fim de validar essa pesquisa, aplicamos o trabalho em um turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de São |
Anexo | Camila Gabriela de Melo Silva_Dissertação-compactado.pdf |