Uma proposta didática para motivar o ensino de Astronomia: construção e uso de um planetário escolar artesanal

Autor Camila Gabriela de Melo Silva
Orientador Prof. Dr. Enos Picazzio
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2020
Palavras chave Ensino de Astronomia; Planetário, Proposta didática; Construção de um Planetário; David Ausubel; Gaston Bachelard
Departamento Astronomia
Resumo

Esta pesquisa apresenta uma proposta didática capaz de orientar professores de Ciências e Física para a construção e uso de um planetário artesanal de baixo custo. A dissertação foi aplicada considerando a Epistemologia de Gaston Bachelard e a Teoria da Aprendizagem significativa de David Ausubel. Nesse sentido, a fim de validar essa pesquisa, aplicamos o trabalho em um turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de São
Paulo. Nós fizemos uma avaliação qualitativamente do trabalho, seguindo a proposta de Menga Ludke e Marli André. O autor pôde analisar as contribuições que a proposta desta dissertação trouxe para o ensino de Astronomia, ao propor a construção de um planetário artesanal com materiais acessíveis e de baixo custo, oferecendo um manual de apoio com sugestões de sessões expositivas e referências de material didático complementar para o professor, além de sugerir uma metodologia ativa, que coloca o aluno como protagonista de todo o processo de construção e utilização do planetário, acreditando que essa forma torna o ensino mais prazeroso e eficaz para todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.

Anexo Camila Gabriela de Melo Silva_Dissertação-compactado.pdf