O Sol: uma proposta de ensino

Autor Irineu Gomes Varella
Orientador Nelson Vani Leister
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2017
Palavras chave Ensino de Astronomia, Astronomia Solar, Física Solar.
Departamento Astronomia
Resumo

O Sol e a Lua são os astros mais acessíveis à observação quer pelas suas frequentes
aparições no céu, quer pelos seus tamanhos aparentes pronunciados. Por essas razões,
constituem-se em astros disponíveis ao estudo, atendendo aos cuidados necessários no caso de observações solares.
Apesar disso, pouca ou nenhuma atenção é dada a eles pelos professores dos ensinos fundamental e médio deixando de utilizar observações que podem contribuir muito para o aprendizado e, ainda, despertar o interesse dos alunos pela ciência. Em particular o Sol, permite a exemplificação e a compreensão de diversos fenômenos estudados na física, na biologia, na geografia, na química assim como permite aplicações práticas da matemática – geometria e trigonometria – ministradas em sala de aula.
Escolhemos levar aos professores e aos estudantes universitários um curso sobre astronomia e física solar abordando questões sobre o Sol – algumas pouco discutidas nos livros, mesmo os de Astronomia – com a finalidade de proporcionar material de aprendizado, estudo e discussão de temas da astronomia moderna. Neste curso básico, serão abordados: como se concluiu que o Sol é uma estrela; como foram determinados seus principais parâmetros físicos e astronômicos tais como a sua distância, o seu tamanho, a sua massa, sua temperatura e composição química, e sua estrutura interna; e como o Sol produz energia.

Anexo irineu_g_varella_corrigida.pdf