Ondas gravitacionais na licenciatura em Física: uma proposta de transposição didática por meio do eletromagnetismo
Autor | Leopoldo Gorges Neto |
Orientador | Prof. Dr. José Ademir Sales de Lima |
Tipo de programa | Mestrado |
Ano da defesa | 2024 |
Palavras chave | Ondas gravitacionais, radiação gravitacional, radiação eletromagnética, transposição didática, ensino de Física, ensino de Astronomia |
Departamento | Astronomia |
Resumo | Neste trabalho, apresentamos uma abordagem de transposição didática de ondas gravitacionais no contexto da formação inicial de professores de física. Nossa proposta utiliza uma analogia com o eletromagnetismo, especificamente entre radiação eletromagnética e radiação gravitacional. Demonstramos que a dedução da função que descreve a trajetória espiral de um elétron em direção ao núcleo (na perspectiva clássica do eletromagnetismo) é similar à dedução da função que descreve a trajetória espiral de um sistema binário coalescente, conforme a analogia desenvolvida por Hilborn (2018). Utilizando essa analogia, encontramos equações apresentada por Nascimento e Cuzinatto (2022), que nos permitem compreender algumas das principais características das ondas gravitacionais mediante os dados do evento FW150914 (Abbot et. al., 2016). Propomos uma sequência didática baseada nessa abordagem e analisamos suas potencialidade e desagios à luz da teoria de Transposição Didática (Chevallard, 1991) e suas regras (Astolfi e Develay, 1995). Apesar dos resultados preliminares serem satisfatórios e coerentes com as regras da transposição didática, sugerimos a realização de novos estudos em sala de aula para investigar o assentimento deste objeto de conhecimento no Sistema de Ensino por meio dessa estratégia metodológica. |
Anexo | LeopoldoGorges.pdf |