Ondas gravitacionais na licenciatura em Física: uma proposta de transposição didática por meio do eletromagnetismo

Autor Leopoldo Gorges Neto
Orientador Prof. Dr. José Ademir Sales de Lima
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2024
Palavras chave Ondas gravitacionais, radiação gravitacional, radiação eletromagnética, transposição didática, ensino de Física, ensino de Astronomia
Departamento Astronomia
Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma abordagem de transposição didática de ondas gravitacionais no contexto da formação inicial de professores de física. Nossa proposta utiliza uma analogia com o eletromagnetismo, especificamente entre radiação eletromagnética e radiação gravitacional. Demonstramos que a dedução da função que descreve a trajetória espiral de um elétron em direção ao núcleo (na perspectiva clássica do eletromagnetismo) é similar à dedução da função que descreve a trajetória espiral de um sistema binário coalescente, conforme a analogia desenvolvida por Hilborn (2018). Utilizando essa analogia, encontramos equações apresentada por Nascimento e Cuzinatto (2022), que nos permitem compreender algumas das principais características das ondas gravitacionais mediante os dados do evento FW150914 (Abbot et. al., 2016). Propomos uma sequência didática baseada nessa abordagem e analisamos suas potencialidade e desagios à luz da teoria de Transposição Didática (Chevallard, 1991) e suas regras (Astolfi e Develay, 1995). Apesar dos resultados preliminares serem satisfatórios e coerentes com as regras da transposição didática, sugerimos a realização de novos estudos em sala de aula para investigar o assentimento deste objeto de conhecimento no Sistema de Ensino por meio dessa estratégia metodológica.

Anexo LeopoldoGorges.pdf