Possibilidades e Desafios no Ensino de Astronomia pela Língua Brasileira de Sinais

Autor Marília Rios Nunes
Orientador Nelson Vani Leister
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2017
Palavras chave Inclusão, Ensino de Astronomia em LIBRAS.
Departamento Astronomia
Resumo

“Eu não sou Surdo, tenho apenas ouvido duro. Esta severa crítica do célebre professor Girassol marca a obra de Hergé. Podemos perguntar como em uma escola ou universidade pouco afeito a inclusão da comunidade Surda poderia levar os cursos de ciências, e em especial utilizar a Astronomia, promovendo a formação dos professores (Algoud, 1994).”
O presente trabalho expressa e objetiva contribuir para o ensino de Astronomia utilizando-se da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A pesquisa considerou além de estudos bibliográficos, um trabalho de campo realizado em três espaços de ensino; em uma escola do município de Santo André, em uma ONG em São Paulo e no planetário em Santo André. A pesquisa identificou fatores que dificultam o ensinamento da Astronomia para a comunidade Surda. Foi averiguado que parte dos professores não dominam os conceitos de Astronomia corroborados pela inexistência nos estabelecimentos de ensino de assistentes intérpretes da linguagem usual dos Surdos. O que se constatou é que o professor geralmente não tem conhecimento específico sobre essa ciência e principalmente de seu valor como um elo entre as diferentes disciplinas no processo de ensino e aprendizagem.
Observações realizadas durante os diálogos mantidos com os professores no âmbito de trabalho, resultado da convivência em seu espaço, foi possível constatar a falta de atualizações no ensino de Astronomia. Outro aspecto relevante observado foi a carência de materiais pedagógicos específicos voltados ao ensino do Surdo. Durante todo processo da pesquisa foi possível avaliar que embora a Astronomia seja uma ciência que desperta a atenção por ser uma disciplina que permeia toda a grade curricular, não existe a preocupação de utilizá-la entre as várias áreas de conhecimento. Este cenário mostrou a necessidade da criação de um material didático específico para esses alunos que possa contribuir de forma mais eficiente para seu desenvolvimento intelectual e facilitar sua inclusão no meio social, além de instigar a fantasia e o desejo de aprender mais sobre os mistérios do Universo. O Sistema Solar no Ensino Fundamental I, focado na historicidade e aprofundamento das questões do aprendizado e desenvolvimento da criança Surda é abordado no trabalho como instrumento no auxílio da inclusão social do Surdo.

Anexo marilia_r_nunes_original.pdf