Ciências Atmosféricas

Edital ATAc-IAG/005/2025

ABERTURA DE INSCRIÇÃO AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LIVRE DOCENTE, JUNTO AOS DEPARTAMENTOS DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em 26/02/2025, estarão abertas, com início às 08:00 horas (horário de Brasília) do dia 31/03/2025 e término às 17:00 horas (horário de Brasília) do dia 15/04/2025, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente junto aos Departamentos de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas,  nas respectivas áreas de conhecimento, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP, e respectivos programas que seguem:

1 – DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA:

Área de conhecimento: Astronomia

1.1. Especialidade: Astrofísica Estelar

Conjunto de disciplinas:

- Evolução Estelar (AGA5713): Propriedades físicas das estrelas. Condições físicas no interior estelar. Termodinâmica do interior estelar. Processos nucleares no interior estelar. Transporte de energia no interior estelar. Cálculo de estrutura estelar. Evolução anterior à sequência principal: a formação das estrelas. A sequência principal. Evolução posterior à sequência principal. Produtos finais da evolução estelar. Rotação, pulsação e perda de massa. Nucleossíntese.

- Processos Radiativos (AGA5731): Transferência radiativa. Campos de radiação. Polarização da luz. Radiação de partículas carregadas. Radiação de distribuição de partículas. Efeitos de relatividade especial. Processos: Bremsstrahlung, Radiação sincrotron e Espalhamento Compton. Efeitos de plasma. Transições atômicas radiativas e colisionais. Processos astrofísicos de emissão em linhas. Formação de linhas espectrais estelares. Relatividade Geral e Radiação Gravitacional. Emissão, absorção e detecção.

1.2. Especialidade: Astronomia Extragaláctica

Conjunto de disciplinas:

- Astronomia Extragaláctica (AGA5716): Considerações históricas. Classificação morfológica. Conteúdo gasoso e estelar das galáxias. Cinemática de galáxias espirais. Dinâmica de sistemas esferoidais. Núcleos ativos e não ativos de galáxias. Quasares e radiogaláxias. Distribuição espacial de galáxias. Grupo Local. Aglomerados e grupos de galáxias: estrutura e dinâmica; conteúdo galático e gasoso (emissão em raios-X). Lentes gravitacionais. Função de luminosidade e massa de galáxias, quasares e aglomerados. Efeitos ambientais sobre galáxias. Formação e evolução de galáxias, aglomerados e estrutura em grande escala. Radiação de fundo de 3K. Lei de Hubble-Lemaitre. Modelos e testes cosmológicos.

- Estrutura do Universo em Larga Escala (AGA5737): Cosmologia básica, eqs. de Friedman, distâncias em cosmologia, SN Ia, CMB; Formações de estruturas, colapso gravitacional e funções de massa e luminosidade; Distribuição de matéria em grande escala, funções de correlação e espectro de potência, BAOs, velocidades peculiares, Floresta Ly-alfa, superaglomerados e vazios, distribuição espacial de QSOs; Aglomerados de Galáxias, dinâmica, hidrodinâmica, lentes gravitacionais, contagem de aglomerados em cosmologia; Grupos de Galáxias, compactos, fósseis, Local e interações de galáxias.

2 – DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA

Área de conhecimento: Geofísica

Conjunto de Disciplinas:

- Introdução à Tectônica Global (AGG5722): Propagação de ondas elásticas no interior da Terra. Estrutura de velocidade e composição química da Terra. Isostasia. Litosfera e Astenosfera. Fluxo térmico terrestre. Deriva continental e Paleomagnetismo. Tectônica de placas: quadro geral, mecanismos e implicações.

- Teoria da Inversão em Geofísica (AGG5740): Problemas inversos em geofísica. Existência, unicidade e estabilidade de soluções. Problemas lineares e não-lineares. Informação a priori e regularização de problemas inversos. Informação a priori e introdução de vínculos. Métodos de busca aleatória. Métodos baseados em gradientes. Análise de ambiguidade. Resolução e estabilidade.

3 – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS:

Área de conhecimento: Meteorologia

Conjunto de Disciplinas:

- Meteorologia Física I (ACA0324): Termodinâmica da atmosfera: equação de estado; primeira e segunda lei da termodinâmica. Diagramas termodinâmicos, estabilidade atmosférica e parâmetros conservativos. Microfísica de nuvens: mudanças de fase; nucleação e crescimento de gotas. Estrutura de nuvens quentes e frias. Desenvolvimento de tempestades.

- Hidrometeorologia (ACA0339): O Ciclo hidrológico. Precipitação: métodos de medição, análise e previsão. Evaporação e evapotranspiração: métodos de estimativa. Hidrologia superficial: bacia hidrográfica e hidrograma de cheia, modelos de transformação de chuva e vazão, modelos hidrológicos, drenagem urbana. Estimativa de chuva por radar meteorológico e satélite.

- Meteorologia Dinâmica I (ACA0537): Revisão de cálculo vetorial. Fluidos ideais, compressíveis e incompressíveis. Sistemas de referência Lagrangeano e Euleriano. Trajetória de parcelas de ar. Forças fundamentais em sistemas inerciais. Forças em sistemas não inerciais na atmosfera. Equações da termodinâmica e da continuidade. Equações de Navier Stokes. Equação do movimento em coordenadas esféricas e cilíndricas. Sistema de coordenadas verticais.

- Meteorologia Tropical (AGM5711): Circulação tropical: sistemas de ventos, célula de Haddley e Walker. Balanço de energia nos trópicos. Transporte horizontal e vertical de energia: papel da circulações média meridional e dos turbilhões transientes e estacionários. Balanço de vorticidade e ciclo da energia cinética e potencial disponível.: exemplos em ciclones tropicais e ondas de leste. Papel da convecção úmida: efeito da convecção rasa e profunda. Impacto regional e remoto de fontes localizadas de calor na região tropical: interação trópicos/extratrópicos. Oscilações de grande escala na circulação tropical: ENSO eMadden-Julian.

 - Modelagem Numérica da Atmosfera (AGM5801): Revisão de equações básicas: modelos barotrópico não divergente, barotrópico divergente, quasi-geostrófico, balanceado, equações primitivas e modelos não hidrostáticos. Conceitos de equações de derivadas parciais: hiperbólicas, parabólicas e elípticas e classificação das equações típicas dos modelos meteorológicos. Exemplos de modelos simplificados da estrutura atmosférica: camada de mistura e modelos de dispersão de poluentes, modelo de água rasa. Métodos numéricos para equações hiperbólicas e parabólicas: esquemas de diferenças finitas e erros de truncamento; modos normais e estabilidade linear; esquemas de advecção e instabilidade não linear. Solução de equações elípticas, métodos diretos e de relaxação. Métodos numéricas baseados em volumes finitos, lagrangeanos e espectrais. Problemas específicos da previsão modelagem atmosférica em diferentes escalas: inicialização e assimilação de dados. Exemplos da construção de modelos acoplados (oceano-atmosfera e solo/planta/atmosfera) e problemas associados ao acoplamento de modelos de diferentes escalas temporais (splitting).

- Radiação Atmosférica I (AGM5822): Grandezas Radiométricas Básicas. Radiação de Corpo Negro. Radiação Solar. Radiação Terrestre. Equação de Transferência Radiativa. Absorção, Emissão e Espalhamento de Radiação. Taxas de aquecimento / resfriamento radiativo.

O concurso será regido pelos princípios constitucionais, notadamente o da impessoalidade, bem como pelo disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e no Regimento do IAG-USP

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao, no período acima indicado.

Edital

ATAc-IAG/005/2025

Inscrição

a

Anexos:

Anexo Tamanho
Recomendações Livre-Docencia IAG 763.96 KB
Edital ATAc-IAG/005/2025 Abertura de Inscrições Livre Docencia 519.85 KB

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estimar a associação existente entre as variações diárias da concentração do Material Particulado Inalável Fino (MP2.5) e Black Carbon (BC) e ostotais diários de óbitos por doenças do aparelho respiratório e cardiovascular na Região Metropolitana de São Paulo.

Resumo

O objetivo principal deste estudo é analisar a evolução temporal e espacial da Camada Limite Planetária (CLP) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) usando o modelo WRF-LES. Para isso, foram realizadas simulações durante 10 dias consecutivos no verão e inverno de 2013. As simulações foram divididas em duas etapas.

Resumo

O rio Paraíba do Sul nasce no estado de São Paulo e se distribui entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar, percorrendo os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com área de aproximadamente 60000 km² . Sua foz se localiza na cidade de São João da Barra – RJ e tem como alguns de seus principais afluentes os rios Jaguari, Paraibuna, Pomba e Muriaé.

Resumo

In the last decades across the South America the number of last millennia paleoclimatic studies and isotopic time series rose substantially allowing the study of the paleo-precipitation on different sites along the Tropical South America or on the monsoon region. However, most of previous works studied the South American Monsoon System (SAMS) in a punctual or very localized region, just assessing the precipitation variability on the records’ site.

Resumo

No presente estudo, trabalhamos com a análise de gelo marinho na região do mar de Weddell (ao sul de 60ºS, entre 60ºW e 20ºE), usando dados provenientes de satélite e de reanálise.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de avaliação das condições médias e extremas de ondas na porção oeste do Oceano Atlântico Sul utilizando o modelo WAVEWATCH III (WW3) submetido à forçantes atmosféricas derivadas de regionalizações climáticas com os modelos RegCM4 e WRF, os quais foram aninhados nos modelos climáticos globais HadGEM2-ES e MPI-ESM-MR do CMIP5. O estudo relevou os potenciais efeitos das mudanças climáticas nos parâmetros de ondas que foram investigados através de projeções de clima futuro, considerando o cenário de aquecimento RCP8.5 do IPCC. 

Resumo

Moçambique é um país de jusante, partilhando nove das quinze bacias hidrográficas internacionais e historicamente, o mais afetado pelos desastres naturais na África Austral. No ano 2000, as enchentes associadas a uma onda de ciclones tiveram um impacto particularmente ímpar na vida das populações e do país. A bacia hidrográfica do rio Limpopo (BHRL), com uma área total de captação de aproximadamente 415.000 km2, é conhecida pela sua vulnerabilidade a enchentes, altas taxas de evapotranspiração (ET) e secas que causam perdas significativas à comunidade local.

Resumo

Este trabalho de mestrado é um dos primeiros estudos sobre o comportamento da concentração de dióxido de carbono atmosférico na cidade de São Paulo através de medidas contínuas em superfície. Inserido no projeto FAPESP – "Área Metropolitana de São Paulo: abordagem integrada mudanças climáticas e qualidade do ar, METROCLIMA MASP", esta dissertação tem o objetivo de analisar a variação temporal e espacial da concentração de CO2 na atmosfera paulistana e realizar uma primeira estimativa da concentração de fundo para a região.

Resumo
O principal objetivo deste trabalho é demonstrar a associação entre extremos de água precipitável (Pwat > 48 mm) e Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) intensos durante o verão no estado de São Paulo. Além disso, identificar se há padrões meteorológicos relacionados a esses eventos.